Não, Talenter. Não é assim que se faz a gestão das redes sociais.
Rui Cruz
Dei por mim a fazer uma coisa que raramente faço: comentar posts em páginas. E quando comento, arrependo-me logo. Foi o que aconteceu.
Sete e meia da manhã de ontem, quinta-feira. Navego pelo Facebook e aparece-me um post patrocinado da Talenter. Se não sabem o que é a Talenter, é uma empresa de trabalho temporário e a melhor forma possível que encontrei de a descrever é indo ao Portal da Queixa e ler cada queixa que lá anda.
Mas adiante.
Recebe novos posts por e-mail
Publicaram um post que tinha uma falha de principiante. Nota-se claramente que copiaram um link ao calhas, porque como se pode ver na imagem, o link não é todo clicácel , porque foi um básico copy/paste e copiaram o link com /…/ porque era muito grande.
Decidi publicar este post num grupo de webmasters onde estou para refletirmos sobre a má gestão das redes sociais . A conversa depois virou-se para o facto do McDonalds ser um bom trabalho, mas cada um tem a sua opinião. Decidi também comentar com uma resposta do género , “deviam era ter um anúncio em copiar links corretamente” (entretanto o post foi apagado, lê mais abaixo).
Hoje apareceu-me um novo post. O mesmo post. E-X-A-T-A-M-E-N-T-E o mesmo post. E eu por curiosidade decidi ir espreitar a página.
Ora, existem cinco posts publicados sobre o McDonalds sem qualquer intervalo entre eles: este, este, este, este e este.
E o meu post de ontem? Bom, esse foi apagado . Sim, leram bem, apagado. O post, não os comentários, porque já eram várias as pessoas a comentar o erro.
Dicas grátis para ti, Talenter.
Primeiro que tudo, este artigo explica muito sobre o porquê de não ser boa ideia de apagar um post nas redes sociais. E se o artigo não vos deu uma luz, aqui vai outra: evitavam um artigo num site com 10+ anos e com bom ranking no Google a dar-vos tudo menos bom nome, certamente .
Em seguida, eis umas luzes sobre como gerir este tipo de posts:
– Façam a conta aos vossos carateres para que não vos apareça o See more/Ver mais no Facebook, porque se o “ver mais” é mais outro link, as pessoas ficam irritadas.
– Usem um shorturl como o bit.ly para os links, porque vocês também querem medir (ou deviam querer) quem e quantas pessoas clicam em cada link. Ah, e porque não ficam com um link longo para caraças.
– Se a vossa ideia de encher chouriços numa página de redes sociais é simplesmente mudar os anúncios entre fundo branco e letras pretas versus fundo preto para letras brancas, por favor, nem tenham página de Facebook que isso só vos envergonha perante o vosso Talenter (talento)
– Façam humor com os vossos erros. Se viram um comentário mau, peguem no comentário e construam-no de uma forma positiva. No meu caso, em que critiquei os vossos links ou a falta deles, um post a dizer “Hoje colocaram um comentário a indicar uma falha num post nosso. Obrigado pela correção. Não pagámos nada por isso a quem trabalhou para nós, mas queremos-te pagar para fazeres parecido. Inscreve-te em… bla bla bla”. Não era mais simples e tinha mais engagement?
– Não repitam posts, se são várias localidades façam um post com tudo.
De nada, Talentar. E um forte abraço do Rui.