Telemarketing de outbound

Rui Cruz
Criado a

Em campanhas outbound, quando tu fazes uma chamada, estás a falar para pessoas não interessadas. Existem duas dicas que poem fazer o interesse do cliente, que na minha opinião:

– “nao tem nada a perder
Pois não, ou tem? Isto aplica-se mais quando o produto é gratuito. Desta forma, a pessoa pensa que efectivamente aceite ou não a oferta, vai ficar a perder o mesmo. Por outro lado, vamos atirar-lhe, assim que concordar com o “mas tem a ganhar, não tem?“, que a pessoa será forçada a concordar também.

– “já tem? muito bem, e deve com certeza ser um bom produto. porque não conferimos as vantagens entre o seu produto e o nosso?
Aqui, se as pessoas recusarem, é porque são idiotas. E quanto a isso, não há nada a fazer.

Dependendo do produto, algumas empresas de telemarketing podem enviar funcionários para falar com as pessoas ou preencher propostas. Neste caso, podemos ainda usar:
– “muito bem, concordou que são vantagens. mas fazer uma adesão por telefone não seria correcto e não lhe dava tempo para pensar. receba o nosso funcionário, para que possa pensar e tirar as dúvidas que eventualmente possa ter
Normalmente os funcionários têm um marketing mais agressivo, e como já vi no sítio onde trabalho, transformam-me um cliente “não interessado” num “interessado” em menos de nada. E isto é porque a formação deles é informar e vender de forma agressiva, a minha é marcar uma visita e falar assim por alto no cartão.

Recebe novos posts por e-mail

Sempre que se fazem campanhas de outbound, temos que falar de forma solta. Nada de formalismos demasiados, mas mantendo sempre a educação.

Por último, outbound pode ser desgastante. As bases de dados podem estar saturadas, ou não terem pessoas dentro do target da campanha. Manter a calma e não deixar que o cliente que não estava interessado te leve o mau humor para a chamada seguinte é fundamental.

Rui