(Tele)marketing para produtos pagos
Rui Cruz
Eu tenho falado aqui no telemarketing e no marketing, mas sempre abordei produtos que são gratuitos ou é “óbvio” a qualquer pessoa com um mínimo de inteligência que é uma coisa com vantagens.
Mas existem produtos pagos que têm as suas vantagens, sabendo as pessoas como as explorar.
Vejamos quem me consegue responder a esta pergunta: qual é a coisa que mais falta faz ao Português?
Eu respondo: dinheiro!
E como promover um produto pago? Oferecendo dinheiro, mais precisamente formas de o poupar em produtos do dia a dia.
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Neste post, Vicente Costa pediu-me para apresentar algo construtivo sobre como fazer a promoção da Optica e da Clínica dele. Mas isto é algo genérico que, mais ou menos penso que se deva seguir. Alias, isto é em parte igual á divulgação de sites na internet.
Primeira dica: contacto
Vamos desde já usar usar um ponto a noso favor: o início do ano. É no iníciodo ano que as empresas e pessoas normalmente repensam a sua estratégia financeira. Devemos surgir com uma chamada bastante amigável a fazer uma oferta para algumas empresas da zona, onde a empresa a que estamos a contactar for seleccionada. Nessa chamada, oferecemos um produto, neste caso, o rastreio visual. Não desesperar nas primeiras chamadas, pois a aderência nunca será total (mesmo para coisas que são OFERECIDAS, pois existem pessoas burras “e ponto final”).
Ainda no contacto, oferecendo o produto grátis, podemos também oferecer descontos. Descontos em ópticas é coisa que não estou informado, sei é que os meus óculos (lentes bifocais, espessura reduzida, armação, bla bla bla) custaram 450€ e comprei-os quatro vezes na mesma loja desde que me lembro. O meu desconto foi de 75€ na altura. Portanto penso que um vale de 10% a cada pessoa que fizer o rastreio seria aceitável. Mas isto depende de caso para caso, e de venda para venda.
Segunda dica: como cativar a pessoa
Não faço a mínima ideia de como cativar uma pessoa a comprar óculos. Mas óculos de sol todos compram. Não só podia ser oferecido o vale falado anteriormente, como descontos para familiares e amigos recomendados. Assim, fazia-se o “buzz” local da empresa.
Outro exemplo: se fossemos vender um conjunto de peças de loiça de não sei das quantas. poderiamos oferecer descontos na aquisição por quantidade ou por recomendar amigos, o que vai dar ao mesmo. Nota: e eu quero lá saber disso, mas foi um exemplo… a loiça para mim é toda igual.
Terceira dica: deixar a “marca”
Neste caso penso que a forma mais fácil de deixar a marca, embora não saiba exactamente como são processados os referidos testes, serão enviar uma carta à pessoa com os resultados. Temos um nome e uma morada. Mas não a deitamos fora. Pode ser usada para marketing posterior, por exemplo, no ano seguinte. Aqui não deixamos apenas uma marca, mas asseguramos uma outra futura.
Atenção que o tratamento e recolha de dados está regido por regras. Regras que não cabem na cabeça de ninguém, mas ainda assim… sugiro que quem pense fazer isso se informe na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Assim garantimos as bases de uma campanha de sucesso. E se repararem, parte disto é aplicado a sites.
De notar que este exemplo não teve em consideração o facto da campanha que o leitor Vicente Costa possa fazer a nível local como deixar panfletos nas lojas de amigos ou colegas, deixa-los nas próprias empresas, e tentar criar relações profissionais com os responsáveis da empresa que se contacta.
Boas vendas.
Rui