Tendências do marketing digital em 2022

Rui Cruz
Posted on

Mantenha a sua empresa em sintonia com as principais inovações com a ajuda de uma agência de SEO em Portugal

O marketing digital está em constante transformação.

Todos os anos se acentuam novas tendências e 2022 é um de grande adaptação para empresas que se queiram manter fortes e visíveis no mercado.

Com a pandemia Covid-19 e as limitações impostas pela mesma, os hábitos de consumo das pessoas alteraram-se passando a comprar com muito mais frequência, a partir de casa e por um smartphone.

Para responder às exigências dos consumidores, as empresas viram-se obrigadas a investir na transformação digital — processo inevitável acelerado pela pandemia — que tem como órgão de execução uma equipa de marketing digital.

Recebe novos posts por e-mail

Em 2022 já quase não sentimos os efeitos da pandemia, mas os padrões de consumo que se alteraram manter-se-ão estabelecidos. As empresas devem, assim, continuar a adaptar-se e encontrar formas de promover uma boa experiência ao cliente.

O que 2022 veio trazer ao marketing digital?

Continue a ler este artigo para conhecer as principais tendências e inovações do marketing digital de que pode tirar partido para fortalecer a sua empresa e conduzi-la ao sucesso.

Inteligência artificial

A inteligência artificial não é novidade para 2022.

Contudo, este ano presenciamos a sua afirmação, crescimento e maximização de poder principalmente no que diz respeito a ferramentas de apoio ao cliente, como chatbots, oferecendo um acompanhamento personalizado 24h por dia.

Também a extração e monitorização inteligente de dados só é possível devido à inteligência artificial.

Prever padrões de consumo com base em dados históricos ou plataformas de paid media pode fazer crescer exponencialmente um negócio, razão pela qual se acredita que esta prática se mantenha ativa.

Eventos híbridos

Com o perigo de contaminação, durante a pandemia os eventos presenciais foram substituídos pelas reuniões online.

Esta transformação trouxe avanços positivos para aspetos como a personalização, inovação, inclusão e gestão de tempo por isso grande parte das empresas optou por uma abordagem híbrida, que mescla sessões remotas e presenciais.

Content marketing

Ser inovador em 2022 é um desafio, e a culpa é da saturação causada pelas redes sociais em que qualquer um pode ser produtor de conteúdo.

Para atrair tráfego para um website para poder convertê-lo em leads, é preciso entregar ao público peças interessantes e disruptivas que toquem e fiquem na memória.

Ter a consultoria de uma agência SEO pode fazer toda a diferença, pois estes profissionais estão em contacto e atentos a tudo o que se fez ou faz nesse sentido no mundo digital.

Experiências mobile-first

Quem nunca ficou chocado com a mensagem “tempo de ecrã” que nos revela quantas horas passamos em média por dia agarrados ao telemóvel?

Cada vez mais as empresas privilegiam as experiências mobile-first ao construir estratégias de comunicação e a definir os seus touchpoints digitais.

Isto traduz-se numa boa adaptação do formato laptop dos websites, blogs, landing pages ou anúncios para o formato mobile sem que a qualidade da experiência se perca.

Automação de processos

Também as estratégias data-driven, baseadas em dados e tendencialmente suportadas por ferramentas e ações de automação, estão entre as tendências do marketing digital para 2022.

O objetivo é facilitar o trabalho dos profissionais desta área tornando-o mais personalizado, eficiente e produtivo.

Agora que está a par das principais tendências e inovações digitais para este ano, procure, com a ajuda de uma agência SEO, descobrir quais as que melhor podem alavancar o seu negócio. Uma estratégia definida de forma personalizada é essencial para que as suas necessidades sejam respondidas à medida e estejam em sintonia com o público-alvo da sua marca.

A tecnologia está em constante e acelerado desenvolvimento fazendo nascer novos serviços e oportunidades que, usados inteligentemente, podem fazer a sua empresa destacar-se no mercado.