Três dicas para rentabilizar um feed
Rui Cruz
Estas dicas também foram postadas no LinksPT:
– Colocar o número de leitores no blog: sejam muitos ou poucos, isso demonstra que alguém está interessado no blog. O nosso blog com menos de um mês tem cerca de 16 leitores. E assim esperemos que evolua. No caso dos blogs WordPress podemos usar o plugin Feed Statistics para mostrar o número de utilizadores e ver no Painel de Administraão quantos e quais são os tópicos mais vistos. Quem quiser usar uma ferramenta externa pode usar o FeedBurner para o fazer automaticamente, e depois do feed criado e de usares este plugin para redirecionares os feeds do WordPress para o FeedBurner podes usar a opção FeedCount ara mostrar os leitores no teu blog.
– Oferecer promoções exclusivas pelo RSS Feed: Usando os Feeds do WordPress podemos usar este plugin para colocar um texto logo abaixo o feed. Nesse texto, podemos colocar uma promoção de “publicidade” ou para ganhar alguma coisa a quem enviar um e-mail ou fizer uma determinada acção. Ou seja, avisando antecipadamente para lerem o feed para ganhar algo ou alguma coisa, consequentemente aumentam as leituras dos feeds. Isto pode ser feito com o plugin Copyright Feeds.
– Fazer do nosso feed o “nosso feed”: este é mais uma parte técnica para quem usa FeedBurner. Imaginemos que o endereço feeds.feedburner.com tem o IP 66.150.96.119 e queremos um URL do tipo feeds.nossosite.com com o mesmo IP. Aqui temos que adicionar um “A” record ao registo do domínio no nosso alojamento. Contacta o alojamento para mais informações. Assim temos feed.nossosite.com/nossosite como por exempo o feeds.tubaraoesquilo.pt tem.
Rui