O pobre jornalismo online feito em Portugal (ou: a TVI24 é lixo)
Rui Cruz
Como alguns de vós sabem, tenho tido alguns contactos com os media devido a um dos meus sites, o Tugaleaks.
Sei perfeitamente que os media não te chateiam e até “evitam” falar contigo quando não querem nada. Mas também sei que te ligam, vezes sem conta, quando querem algo. Isto acontece esporadicamente comigo, mas a tática que eles usam começa a ser banal e previsível.
O mesmo acontece com os jornais online. São previsíveis e são jornais que na maioria das vezes, ou das “notícias breves”, não dão conteúdo algum. A TVI24 chega mesmo a levar os leitores a clicarem em links só para mais tarde terem a mesmíssima informação noutro site, criando assim visitas falsas e estatísticas que depois apresentam engravatados em reuniões milionárias. Mas com um à parte, as estatísticas são falsas.
Hoje trago dois dos muitos exemplos de mau jornalismo onde claramente quem ganha é a desinformação.
Recebe novos posts por e-mail
Exemplo 1: a notícia de um parágrafo.
Esta notícia sobre a hoje em dia tão falada maçonaria foi copiada co jornal i. No entanto, nem isso souberem fazer ou nem investigação foi feita. Calhou a tirar o print na altura em que existia uma mensagem de erro… mensagem essa maior que a notícia.
No entanto o título é chamativo e foi em primeiro lugar o que me levou a clicar na notícia.
Má notícia ou falsa notícia?
Exemplo 2: a notícia encaminha para outro lado
Outra coisa que me irrita no trabalho online é quando vemos notícias que dizem para ver um desenvolvimento noutro lado. E quando vamos ao outro lado, tem mais informação. Mas nem sempre, a informação foi atualizada mais de 40 minutos depois, porque eu até estive atento e estava mesmo a postar que os links eram iguais quando de repente a notícia ficou “maior” do outro lado na Agência Financeira.
Protocolos? Tenham os protocolos que quiserem. Mas colocarem notícias para encher chouriços e gerar pageviews é coisa de bloggers amadores e não canais de media supostamente de renome.
Será um chamariz de visitas falso?
Agora que penso nisto, é tudo notícias da tvi24. Peço desculpa pelo título, o problema não é no jornalismo online, mas sim numa estação de televisão.
Well done Sherlock!
Rui