Usabilidade do sitio web TELEPIZZA.PT

Rui Cruz
Criado a

Usabilidade do sitio web TELEPIZZA.PT

Todos nós gostamos de encomendar Pizzas, pelo que recorremos frequentemente á Internet para verificar preços e tabelas. Descobri no sítio web da Telepizza uma forma fácil de juntar o meu estatuto de nerd à Pizza que por vezes como: um sistema de pedidos online.

Nada mais fácil pensava eu. Sinceramente, fiquei decepcionado. Omissão de preços, prazos de emprega estranhos, usuabilidade defeituosa, etc. Isto tudo para ver nesta análise.

Registo e login

Sinceramente aqui foi onde me surpreendeu pela positiva. É feita uma verificação da morada para efeitos de cobertura. Testei várias moradas e consigo efectivamente ver que a procura de moradas funciona em várias circunstancias em conformidade com a informação dos CTT.
O login também é feito normalmente, sem grandes atritos. Após o login temos possibilidade de escolher a morada e o período de entrega. Testei horários diferentes e o período foi cumprido.

Recebe novos posts por e-mail

A compra

A compra é a pior etapa do site. Na página HomeProductos.aspx após o login temos 3 fotos de pizzas. As mesmas não apresentam preço e apenas quando clicamos no botão pedir e ainda não vemos o preço, mas sim a costumização da pizza. Apenas ao terceiro clique conseguimos ter acesso do lado direito do ecrã (apenas visível com resoluções acima de 1024×600). No entanto, se quisermos em qualquer parte da compra clicarmos no logotipo da Telepizza no canto superior esquerdo do ecrã obtemos… nada de bom! Vamos parar à página inicial, com o login para fazer, e sem a compra guardada após fazermos login novamente. Sendo que o logotipo é associado à “home” da página pelos internautas, torna-se necessário a modificação desta acção no site por forma a manter o standart da web e não confundir o utilizador comum.

Após finalizada a compra. temos ainda no ecrã do lado direito o botão Aplicar Promoções. Nem a mensagem por baixo transmite uma clara opção de que é na verdade para continuar o pedido. Ao clicarmos e passarmos ao ecrã seguinte ainda temos que confirmar a encomenda.

O envio

O envio chegou sempre a tempo e horas. Ainda temos espaço para deixarmos comentários (bastante molho!) e temos ainda hipótese de dar potnso de referência. Uma coisa curiosa é nos é apresentado um gráfico que passa da preparação para o final. Ou seja, isto deve ser como a Fibra Óptica, que nem na estrada eles vêm… são tão rápidos que já cá estão! Mas de resto, o gráfico mostra informação “quase” real sobre o estado da encomenda e é uma boa chamada de atenção para os clientes.

Resumo

Deviam melhorar. A usabilidade está mediana, a acessibilidade mediana está. Existem espaço para melhorar o serviço, falta é testes exaustivos, porque os erros que encontrei não são tão graves e com uma boa bateria de testes também eles teriam chegado lá. Vou enviar o link deste post para a Telepizza, pode ser que se lembrem de ouvir o que eu digo. 🙂

Rui