Vale a pena ter Fibra Óptica? Perguntas e respostas!

Rui Cruz
Posted on

Quando me pergunto se vale a pena ter Fibra Óptica neste momento, tenho que analisar todos os factos. Os factos passam pelas velocidades irreais, o tipo de serviço e o custo.

Começamos com a venda. A venda do serviço refere que em Fibra Óptica temos “velocidade garantida” de tantos MB’s. Errado e falso. A velocidade é garantida, s estiveres bem perto de ti. Mas para outros sites torna-se realmente falso. O marketing da ilusão continua assim a dar os seus frutos.
Vejamos este exemplo, sabendo que a maioria dos servidores dedicados que se vendem pela “Web” fora tem cerca de 100MB de ligação ao nível de envio/upload, e se em tua casa tens também 100MB, significa que se quatro clientes com a mesma configuração que tu estiverem no mesmo site a fazer o mesmo download, tens aproximadamente 25MB e não 100MB. E aqui não estamos a contar com as latências que existem, mas ai vamos ver mais à frente.
Outro exemplo: se estamos num website que está nos USA, digamos, e mais 100 pessoas com a mesma fibra também, a sacar ao máximo de 100MB, o “link” internacional nunca iria aguentar essa velocidade sistemática, porque ainda iriam ter os clientes ADSL. E os links fibra e ADSL que os ISP’s usam são os mesmos.

Então a velocidade é garantida onde?

Ninguém na ZON TVCabo me soube explicar isso, mas para isso vamos ver mais à frente.

Recebe novos posts por e-mail

Continuando com o serviço…o mesmo é vendido com fidelização, e a mesma na maior parte das vezes começa quando assinas o contrato, e não quando o serviço te é instalado. Normalmente isto acontece nas portabilidades de número, em que o cliente sem se aperceber está a assinar um documento da portabilidade e ou junto dele, ou noutro documento, o documento do serviço. Nesta situação, deve informar-se junto de um advogado ou da DECO, pois isto é altamente lesivo para o consumidor.

O serviço de apoio a clientes é a mesma história de sempre. Lembram-se quando fiz testes aos SAP da Vodafone, TMN e Optimus? O problema mantem-se com o da ZON TVCabo.

Quando liguei e perguntei os exemplios que disse, disseram-me que estava errado. Até me disseram que “a ZON TVCabo é melhor que a concorrência como o MEO”, mesmo seu eu ter falado neles. E quando perguntei se o cabo óptico da ZON TVCabo passava até a casa ou à TV/NET, dissera-me que não sabiam.

Como vêm, tudo o que nasce, tem que também deixar de ser verde. As velocidades não são garantidas, o serviço é feito com defeitos, o suporte é muitas das vezes insuficiente. O leitor que faça a sua escolha, mas eu vou esperar um ou dois anos e depois logo vou reavaliar a situação.

Rui