Blog Povoa Online fechado

Rui Cruz
Nem na Internet estamos seguros. Mais um caso de escandalo e abuso de poder das autoridades Portuguesas. O Blog Povoa Online, localizado em tempos no endereço povoaonline.blogspot.com foi fechado por ordem judicial.
Isto seria diferente se fosse nos blogs do SAPO? Afinal, os servidores estão em Portugal, e o faço desde já um convite à Maria João dos Blogs do SAPO para vir comentar isso mesmo, até porque vi uma coisa semelhante no blog dela ha um ou dois meses.
Ao que parece o Google Portugal transferiu para o Google Inc., divisão do BlogSpot, a ordem do tribunal. Infelizmente, o Google Portugal foi idiota. Uma ordem do tribunal num país não é válida noutro. Foi válida internamente, mas não legalmente. Se eles começarem a ser de tal forma pragmáticos, tenho que parar de trocar e-mails a dizer mal da politica ou fecham-me o meu GMail. Ah, e não me parece que o Google Portugal esteja a mandar no BlogSpot.
Mais, o Tribunal devia saber perfeitamente que enviar isto directamente ao Google Inc fora do país não ia fazer nada.
Podemos ler a ordem do Tribunal aqui onde vemos que a ordem judicial foi enviada ao Google Portugal. Da-me especial gozo ler o número 20 onde falam em “comentários sem sentido”. Presumo das duas uma: ou o juiz é Deus – o que normalmente é – ou aquilo pareceu-me escrito pelas pessoas lesadas. Mas quem sou eu para dizer o que quer que seja.
Recebe novos posts por e-mail
Então, quanto muito aprendemos uma lição: porque é que não devemos usar BlogSpots ou outro qualquer serviço em que não temos controlo sobre os nossos ficheiros “core” do blog, se queremos dizer as verdades? Porque a verdade mata na web também.
A solução? Um servidor nos EUA, onde este tipo de cagadinhas de pombo não podem chegar.
O blog é realmente engraçado. Vejam a cache. Novo blog em Povoa Offline.
Rui