CanalMail – o pior, o melhor, o futuro e mais qualquer coisa
Rui Cruz
A CanalMail alega-se como o líder Ibérito de E-mail Marketing. Concordo. Não há outra empresa que faça competição com o CanalMail em Portugal, e em Espanha as que existem não rivalizam (em espanha a CanalMail é muito maior que em Portugal!). A CanalMail para mim é também fruto de um incentivo como webmaster, sempre dado pelo meu amigo Filipe Duro. É aqui, com a saída dele, que os meus 8 anos de afiliação e os anos de muitos outros webmasters começam a ser postos em causa.
O pior
Recentemente num blog privado do Pro Web Milionário, eu e outros associados começaram a queixar-se primeiro da falta de comunicação que se notava e que era sempre bem vinda pelo antecessor do Tiago Pereira, mas na mesma altura também pelo facto de alguns webmasters terem feito referência a uma alteração de valores, eu na ordem dos 2EUR, outro wembaster na ordem dos 130EUR, etc.
O facto é que como empresa de e-mail marketing, sendo que estou a dar valor à palavra marketing, devem saber que uma palavrinha de incentivo ou uma palavrinha de apoio ou uma resposta do tipo “sabemos disso, estamos a resolver” nunca fez mal a ninguém. A questão é: estamos demasiado habituado a outros tempos?
As empresas mudam. As pessoas também. E há que dar a mão à palmatória numa coisa: um homem não representa uma empresa.
Eu solicitei esclarecimentos dos meus 2EUR. Façam o mesmo, com educação.
O melhor
Desde 2002 que sou associado se a memória não me falha. Já houve tempos melhores no CanalMail, e em todo o lado. Não vêm a crise dentro do país? Dizer que o CanalMail está no fim é a mesma coisa que dizerem que a NetAffiliation vai fechar (bom, gostava mais do último exemplo, mas pronto…). A CanalMail, bem como o mercado de marketing e investimentos on-line por empresas Portuguesas está meio estagnado. É a minha opinião. Agora eu continuo mais ou menos a receber o mesmo. Não sou um Fernando Amaral nem um NetFast mas recebo o meu estou satisfeito. E como o uma pessoa postou no blog privado, não há uma diferença tão grande.
O futuro
Pessoalmente, gostava que o Filipe Duro lá estivesse. Mas atenção, gosto bastante do Tiago Pereira e considero-o um bom profissional. Acho é que a forma “amigável” de trabalhar de um, não se pode comparar à forma se calhar mais profissional de outro. Ambos trabalham bem. Quando preciso de alguma coisa, acaba sempre por ser feita. Isso é que interessa, não? No entanto a minha opinião pessoal não invalida o facto de haverem mudanças na empresa. Por exemplo, eu era pessoa de passar pelo CM entregar um recibo e ter 5mins de conversa com um, e agora deixo o recibo na caixa de correio. É a vida. Live with it. Isto não é motivo para desanimar, nem eu nem o webmaster que me pode estar a ler neste momento. Isto é como na politica, quando um sai há sempre uns cidadãos que ficam com pena.
A CanalMail sempre pecou por uma coisa: não ter um método público de comunicação com os webmasters. Penso que só têm um blog oficial para o Rui (responsável em Portugal) dizer umas coisas volta e meia, das quais não tenho interesse, nem percebo, nem tento perceber e que nem torna uma informação relevante para os webmasters. E creio que os anunciantes também não andam por lá a ler, dava a inexistência de comentários e linksbacks ao blog. Ah, e o blog é feio, tem um design demasiado simplista e incompleto.
Recebe novos posts por e-mail
Mais qualquer coisa
Acho que não deviam desistir do CanalMail. Eu não desisto, dá-me um income fixo. Não é como a NetAffiliation, não é como o Google AdSense (digam-me lá: quando o Google teve mal há uns meses também fizeram este banzé todo?). Acho que o CanalMail devia responder mais “publicamente” aos rumores, não por um (eu), dois, três ou quatro. Dizer se realmente as coisas estão mal, e porquê. Acho que é mais fácil apoiar alguém em tempo de guerra do que mantermo-nos na ignorância e “desapostar” neles por desconhecimento.
E para os que depois de lerem isto, não querem continuar com o CanalMail, aqui vai a minha sugestão de geek: vão fazendo facturas mensais, porque depois de deixarem a colocar users a vossa conta fica activa uns bons meses. 🙂
E para os outros… pah, não sejam parvos. Eu prefiro 10EUR a nada. E vocês?
Mensagem para a CanalMail
Quando um burro fala, os outros baixam as orelhas. A menos que os outros sejam mais fortes. Se calhar, se forem vários burros a falar, não há força que se aguente. Não retirem a importância aos webmasters, porque sem meia centena de nós vocês não são nada. Acho que todos os webmasters que se sentem irritados com vocês precisam é de comunicação como deve ser da vossa parte. Do it!
Rui