Podem-me cobrar por um copo de água num restaurante?

Rui Cruz
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Esta é uma pergunta que certamente já fizeram quando entram num restaurante ou quando simplesmente têm sede. Na minha opinião, diria mesmo que a água não se nega, nem a um cão. Mas existem ainda restaurantes que preferem forçar as pessoas a cobrar por garrafas de água, não seladas, mas supostamente filtradas. Ou simplesmente que não dão um copo de água.

Esse tipo de restaurantes nunca levam uma review de 5 estrelas minhas, e caminham quase para o 3. Mas isso, claro é a minha opinião pessoal.

 

O que diz a lei?

Apenas em 2020 isto se tornou lei,  porque antes era um misto de emoções entre o “se é para isto, vamos embora” ou “nunca mais ca volto, mas vou comer agora aqui” . No entanto, com uma mudança na lei, as coisas são diferentes.

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Nos termos do Decreto-lei 102-D/2020, de 10 de Dezembro, os restaurantes e hotéis  são obrigados a disponibilizarem um recipiente de água e copos higienizados  para consumir no estabelecimento e a lei não prevê qualquer limite nesse consumo.

Por outro lado, se isso não acontecer, podem ainda “vender” essa água, mas a um preço inferior ao da água engarrafada. Mas  o que acontece normalmente é que dão água num copo de vidro .

 

Perder a vergonha de pedir água

Algumas pessoas  têm vergonha de pedir água e consumirem apenas um prato de comida, mas isso é uma mentalidade que tem de ser alterada. Eu não sou pobre, mas também não sou rico, e entendo que em certas alturas é preferível deixar de pagar 1,5€ ou mais numa garrafa de água, principalmente no inverno que nem precisamos dela fria, e beber um copo de água.

Dito isto, a lei é clara, e se o restaurante não o fizer, está a infringir a lei.

 

O que fazer se te recusarem um copo de água?

A a lei não prevê sanções para quem não cumprir esta medida, como já era de esperar. No entanto, há algumas medidas que podemos fazer para isto não acontecer por muito mais tempo. No entanto é preciso clarificar que do ponto de vista do restaurante, se algum restaurante achar que vai perder dinheiro por dar água da torneira a algumas pessoas, significa que estão no negócio errado, porque ganham na comida que consomem ou mesmo que nada seja consumido o prejuízo é minúsculo.

A medida que eu faria era  deixar uma review no Google Maps, Tripadvisor ou outro tipo de sites . Quando estamos a informar as pessoas, estamos por um lado a alertar o dono do restaurante para um problema (que pode até nem conhecer) e por outro lado a avisar a quem lá vai da postura do restaurante face à lei e ao senso comum.

Depois,  podes apresentar uma queixa na entidade que supervisiona a hotelaria e restauração , através do Livro de Reclamações Eletrónico.

Aposto que se todos seguirmos esta prática, nos próximos anos os poucos restaurantes que ainda fazem isto, podem muito bem deixar de o fazer.   Concordas ?