Revolut Stays: não emite faturas e pode prejudicar empresas e pessoas

Rui Cruz
Criado a

Aconteceu-me esta situação durante as férias deste ano e acho que devia ser algo público. Eu como ENI (empresário em nome individual) não preciso propriamente de faturas, embora possa deduzir despesas de alojamento no IRS, mas quem for uma empresa e precisar de faturas está completamente lixado em termos contabilísticos.

Ora, tudo começou quando usei a opção Stays (Estadias) da app, para reservar uns dias de férias. Tinha aderido a um plano da Revolut pago e por isso podia beneficiar de cashback e além disso era mais barato que os sites dos concorrentes (mesmo sem o cashback). Por isso, porque não aproveitar?

 

A experiência foi boa, até ser má

Reservar numa app como o Revolut que  é um dos melhores bancos  em termos do mercado Português (mesmo que a conta não seja Portuguesa) é algo fácil e mais intuitivo do que a app do Booking por exemplo. Conseguimos ver tudo o que queremos, aplicar filtros, termos resultados instantâneos e escolher quartos. Tudo de uma forma simples e eficiente sem muito esforço.

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A chegar ao Hotel

Quando cheguei ao Hotel, correu tudo bem. No entanto lembrei-me da fatura e ao pedir ao Hotel  disseram-me que não me podiam dar a fatura porque a compra foi feita por um dos parceiros  que eles têm e que não é a Revolut, é um dos parceiros a quem a Revolut compra.

Perguntei se havia alguma forma de resolver a situação e disseram-me (com razão) que  como não lhes foi pago a eles, não podia receber uma fatura deles .

Falei com a Revolut que confirmou que não passam mesmo fatura nas Estadias.

 

A resposta da Revolut

Além de falar com eles no chat submeti um  formulário de queixa oficial , para darem uma resposta fora do chat. A resposta chegou, em cerca de uma semana, com a seguinte informação relevante:

I can confirm that the information provided to you in the chat was correct. Regrettably, we are unable to issue VAT invoices, due to the fact that this is not supported by our travel partners. For this reason, we do not state that an invoice with VAT can be provided in our Revolut Stays Terms and Conditions.

As we strive to provide outstanding service to our customers, I can confirm that we are working actively on this matter and are hopeful that invoices will become available in the near future.

Obviamente que esta resposta, para  um português que pode colocar despesas de hotéis no IRS ou para uma empresa que tem que apresentar faturas  daquilo que compra com cartão da empresa, é totalmente algo fora da legalidade em Portugal. Além de que o facto de que os termos não dizem especificamente que vamos ter uma fatura é… enfim, apenas idiota. Mas o problema é que o Revolut não tem sede em Portugal, logo  também não tem de cumprir nada específico de cá . E eu não sou o único com este problema, existem várias pessoas a relatar isto pelo mundo inteiro.

Portanto, fica o aviso:  o barato sai caro .

A Revolut continua a ser uma boa forma de funcionar com o cartão deles, mas reservar hotéis por lá não vou voltar a comprar.