Como evitar as burlas românticas online

Rui Cruz
Criado a

Dia 14 de fevereiro é o Dia dos Namorados, mas é também o dia  em que muitos se sentem lesados por burlas românticas e que perderam a confiança em si mesmos . É difícil de acreditar para alguns, mas um hacker ou um burlão pode retirar vários milhares de euros a quem quer apenas ser feliz e fazer em poucos dias burlas românticas online com consequências graves para a vítima. .

 

As histórias mais comuns

Em Portugal as histórias são pouco conhecidas, mas existem. Um criminoso faz-se passar por mulheres,  normalmente perdidamente apaixonadas pelas vítimas , mas têm sempre alguma desculpa por não falarem por telefone ou por não se encontrarem pessoalmente.

A característica principal de uma burla traça-se por se manterem perto das vítimas, pedindo-lhes a pouco e pouco a sua confiança ou algum dinheiro. A partir daí, acaba por se criar uma “pescadinha de rabo na boca”, onde a vítima não querendo dececionar o seu novo amor,  repete a ação ou mantém a sua dependência .

Recebe novos posts por e-mail

Isto acontece com pessoas mais desfavorecidas e com menos literacia informática, mas também pode ocorrer com pessoas psicologicamente vulneráveis.

 

Os 6 passos para evitar burlas românticas online

Não só no dia de hoje como em qualquer outro dia, é preciso lembrar os nossos mais queridos das dicas fundamentais que podem impedir uma pessoa de ser burlada num esqueça de romance online.

Assim, d eixo-te algumas dicas para te prevenires de burlas românticas, ordenadas por dificuldade , da mais fácil de fazer e interpretar até à mais difícil.

 

Menos é mais

Nunca partilhes informações pessoal num perfil de qualquer aplicação de encontros (e que não seja de encontros também).  Isto significa nada de números de telefone, moradas, fotografias que possam identificar onde moras ou fotografias de crianças.  Mantém o teu contacto profissional e deixa a sorte acontecer.
Em vez disso, partilha coisas sobre ti, o que gostas de fazer e o que procuras.

 

Confirma a veracidade das imagens para evitar burlas românticas online

A probabilidade das imagens de uma rede social serem falsas quando se está perante um golpe amoroso são grandes.
No entanto existe um site que pode ajudar a identificar essas fotos e evitar burlas românticas online, o tineye.com. Este site  procura a Internet inteira por uma imagem e idêntica se existem cópias da mesma  a circular. Normalmente as imagens são falsas e facilmente se apanha um golpe por aí, basta tirares um print à imagem ou enviares a mesma para a pesquisa ser efetuada.

 

Usa sites confiáveis e comporta-te educadamente

Se um site te promete mundos e fundos e garantias de encontros, é uma burla romântica.  Não existe site algum que te possa garantir que te vais encontrar com alguém , apesar de aparecer na primeira posição do Google. Este tipo de sites são scam e devem ser evitáveis a todo o custo.
Podes também falar com outras pessoas, familiares e amigos, sobre este momento. E estes podem, quem sabe, partilhar sites ou aplicações confiáveis contigo.

É também importante existir etiqueta nos encontros online (sendo ou não burlas românticas online), e por isso, mesmo que te peçam, nunca envies fotos com exposição das tuas partes privadas. Se efetivamente for uma situação de burla, essas imagens serão usadas mais tarde contra ti para te intimidarem e extorquirem mais informação ou dinheiro através de chantagem ou ameaças.

 

Também tens o direito de perguntar

Se numa conversa te dizem muitas coisas e achas estranho, pergunta.  Uma relação é feita de perguntas e respostas, e quando a resposta à tua pergunta for vaga, confia nos teus instintos se eles te mostrarem algo de errado.  Mais, além de perguntares tens também de confirmar, se alguém mora num determinado lugar, experimenta ir ao Google Maps ver e perguntar a cor da casa. Se numa conversa que flui normalmente demorarem a responder, provavelmente já sabes porquê. Usa esta lógica para qualquer outra pergunta, faz de ti um “detetive de encontros”.

 

Se te pedirem dinheiro, dá silêncio, podem ser burlas românticas online

O pedido de dinheiro, ainda que te pareça muito lógico, é uma burla. Se alguém tem efetivamente um problema financeiro, não será um novo namorado a resolver o mesmo, ainda que seja um namorado “online” muito recente, certo?
 Confia nos teus instintos e na tua lógica , porque se te pedirem dinheiro algo não está certo e muito provavelmente estás a ser vítima de um golpe.

 

Se tudo isto falhar, fala com alguém

Se fosse há 5 ou 10 anos, muitas pessoas não estavam preparadas para lidar com isto. No entanto os polícias, as associações como a APAV e  a sociedade em geral está mais preparada e tem mais compaixão e ajuda para oferecer a quem foi burlado . Até o Centro Nacional de Cibersegurança tem um PDF com algumas informações importantes sobre os encontros online.

E depois do desabafo, lê o meu artigo de como apresentar uma queixa de burla online, porque efetivamente deves fazê-lo, independentemente da vergonha que possas sentir. Infelizmente não foste o único a passar por isto, e não serás o último.