#hashtag – a democracia no seu mais alto expoente
Rui Cruz
A nossa ideia de democracia tem vindo a ser alterada nos últimos anos. Antigamente, as pessoas iam para a rua gritar contra ou a favor de uma causa, alguns ouviam mas outros nem tanto. Hoje, usa-se a Internet. A Internet tem uma forma mais abrangente de mostrar as verdades e permite chegar a um publico muito maior com muito menos custo.
Mas para vivermos e falarmos em democracia, faltava algo que nos pudesse garantir que não haveria censura. Algo que foi inventando com a chega do Twitter ao nosso meio online como a rede social ao estilo das SMSs!
O Twitter permite usar várias #hashtags, uma palavra precedida pelo símbolo cardinal (#). Esta é a verdadeira e derradeira democracia por três simples motivos:
– É global: qualquer pessoa pode procurar por esta hashtag ter um RSS ou um bloco de informação com tudo o que é dito globalmente, em todas as línguas, em tempo real. Acima de tudo, a hashtag não tem censura possível.
– É divulgável: existem diversos plugins tanto para CMS’s como o WordPress como para outras redes sociais para puxar a informação contiga no fluxo dessa hashtag.
– É tua e é nossa: se queres criar uma conversa ao redor de um tema e não tens medo de expor esse tema a um mundo inteiro, cria uma hashtag tua num simples passo: escreve uma mensagem no Twitter e cria uma #hashtag no meio da frase; e lembra-te, os teus amigos podem também responder-te usando essa hashtag
Eu tenho hashtag’s que normalmente uso: #lance e #procuroumanamorada. E tu, tens alguma hashtag que gostes de usar?
Recebe novos posts por e-mail
Rui (@ruicruz no Twitter)