O que há de novo no FireFox 6? Pouca coisa!

Rui Cruz
Posted on

O que há de novo no FireFox 6? Pouca coisa!

Já há algum tempo que estava disponível no FireFox Aurora uma versão que iria ser a do Firefox 6 e já tive oportunidade de testar essa versão numa máquina virtual. Aurora é também uma classe de naves de Stargate Atlantis, mas isso não deve ter nada a ver. Não sendo impeditivo da perfeição deste browser fazer uma piada, o Firefox 6 não tem assim muita coisa de novo na minha opinião para merecer uma nova versão com um número redondo. Mais parece um Chrome que sem darmos conta começou depois do Firefox e já vai na versão 13 ou pior!

Podia dizer um pouco mais mal desta versão que a meu ver não tem nada de novo e de importantíssimo, mas, o que vocês querem é saber mesmo as novidades! Aqui estão elas:

 

Recebe novos posts por e-mail

É mais rápido

A Mozilla afirma que é 20% mais rápido do que o Firefox 5 – que já de si é bastante rápido na minha opinião – e parte disso deve-se as tab’s em grupo que vêm ativas por defeito, onde podes agrupar tab’s numa “tab de grupo”.

 

Realce de URL

Realce de URL
Na barra de endereço é realçado o URL do site, colocando em tom mais claro o http:// ou www. O problema é que por exemplo http://umsite.blogspot.com iria dar a relevância e o realce ao BlogSpot, o que não deve ser a intenção do Firefox. Para já, esta função pode ser confusa, embora já esteja presente noutros browsers da concorrência.

 

Permissões por site

Atualmente no Firefox podes indicar ao Firefox de forma global ou apenas para uma página, sobre a forma em o vais usar: se podes ou não abrir popups, cookies, etc.
No entanto, como não tens o mesmo à vontade com o teu banco em relação por exemplo ao teu site de cracks e warez favorito, o Firefox oferece uma forma de personalizares o acesso por site (e não por página ou globalmente). Para isso escreve “about:permissions” na barra de endereços. Esta função está ainda em fase experimental.

 

Scratchpad

Ao pressionares Shift+F4 podes executar código Javascript diretamente de uma página. Tens acesso aos objetos e variáveis carregados na página.
Não sei porquê, acho que o Firebug vai ter menos downloads. Grande addon “meio que copiado” pelo Firefox.

 

HTML5, CSS3 e outras coisas que ainda quase ninguém usa

Se és um geeky e queres mostrar que sabes fazer tudo na última tecnologia possível – ou, digamos, tens um site apenas com IPv6 que ninguém vê porque “quase todo o resto” usa ainda IPv4 – e pretendes usar coisas como “track”, “progress-bar” e outros grandes fenómenos do JHTML5 ou Server-Send (sim, isto é bom!), aqui tens um testing ground para explorar.

 

Há mais novidades?

Deve haver. Mas não as vi. Comenta no blog se descobrires alguma. Este post foi escrito pelas duas e meia da manhã. Se ainda não atualizaste o FireFox… vai dormir e atualiza amanhã. Não perdes muito!

 

Rui