Será que deves acreditar num printscreen?

Rui Cruz
Posted on

Ok, tu sabes isto, mas eu vou-te dizer na mesma… a Internet está cheia de coisas super estranhas e isso faz com que muitas coisas que oiças dizer possam não ser verdade. Mas se há alguma coisa que muitas pessoas acabam por acreditar demasiado, na minha humilde opinião,  são printscreens ou captura de ecrã .

Quando tu vês uma mensagem de alguém a dizer algo, numa conversa de WhatsApp, Messenger, ou outra aplicação,  normalmente tomas isso como verdadeiro .

Mas como te vou mostrar agora, com apenas um ou dois minutos (ou cinco se quiseres aprimorar o teu print) podes criar um print falso, mas realista .

 

Recebe novos posts por e-mail

Como criar um printscreen falso

Ok, agora que já te dei a dica de que “ah e tal pode ser falso” além de outros truques aqui no blog, tenho de te mostrar como o fazer, não é? Mas, deixo já o aviso, e mbora possa ser feito, isso pode criar confusões das quais não em vou sentir nada responsável . Afinal, és tu que vais criar o print, não eu.

Existem alguns sites para criares prints, e vou listá-los aqui. Podes usar o que gostares mais. O primeiro é o PrankShit onde podes  criar mensagens SMS falsas, prints de WhatsApp, instagram , etc. Tens até uma opção de criares um histórico de chamadas, para fingires que alguém ligou para ti.

Outro site conhecido é o Pranx que leva o assunto ainda mais sério, além das opções de fake SMS e mensagens tens ainda uma opção de ter um Windows XP, um macOS a fazer boot, ou um computador com vírus . Aqui podes ser ainda mais criativo e  usar isto para enganar alguém no emprego colocando a janela em ecrã inteiro, ou para pores o Windows Update a correr ou o MacBook a reiniciar .

 

Como identificar um printscreen falso

Para poderes identificar um printscreen falso, há duas coisas que podes tentar, embora nenhuma com garantia: identificação humana, e identificação dos metadados.

A identificação humana consiste em  aumentar a imagem e encontrar imperfeições,  que por vezes existem, e assim poderes identificar eventuais discrepâncias entre o WhatsApp atual e a versão que a pessoa que te envia o print usa ( por exemplo, se a pessoa que te enviou um print mandar um print tipo iPhone e souberes que usa Android, é de desconfiar ). Podes ler este artigo e também este para obteres informações técnicas mais detalhadas sobre ideias para encontrar falhas num printscreen.

A outra opção é analisar os metadados, e ver se a imagem foi gerada utilizando algum software, o que é inteiramente opcional pois os sites que mencionei, ou outros, podem não deixar informação nos metadados. Mas para veres os metadados podes usar este site.

 

A minha nota pessoal sobre printscreens

Acho que aqui a opção de acreditar ou não acreditar é, acima de tudo, controversa. O importante é garantidamente conseguir falar com a pessoa e confirmar se o print existe. Na ausência disso o melhor julgamento é por vezes o único julgamento possível, ou seja,  devemos usar a nossa melhor opinião .